Está praticamente fechado o programa para a edição deste ano do Smart Travel, o evento mais antigo em Portugal dedicado às smart cities e vai decorrer na cidade de Famalicão de 2 a 4 de dezembro.
O modelo híbrido escolhido para 2021 permitirá assistir às apresentações presenciais de oradores internacionais como Carles Augusti I Hernandez, Pedro Neves, Margarida Campolargo, entre outros e, também as participações remotas de Rhonda Binda, Barry Rogers, Xabier Arruza, Huang Cui, Carolina Tkachuk, Pablo Bustamante, Gutinho Bernardes, Aleksander Orlowski, Solange Arredondo, e muitos outros que irão abrilhantar o evento com conteúdos diversos e focados em temáticas de smart cities, smart tourism, sustentabilidade, inovação, tecnologias, liderança e governabilidade, transição digital, etc.
Além dos oradores, o evento contará com dois painéis temáticos. O primeiro, no dia 2 de dezembro, intitulado “Food 4 Thoughts: Futuro Sustentável com Produtos Locais e Naturais” abordará tópicos relacionados com a gastronomia, os produtos locais, a cultura e a ancestralidade, ecoturismo, inovação e criatividade contando para isso com a presença do fundador da Associação Nacional de Street Food, Luis Rato, do Chef Michelin Óscar Geadas, do especialista em Ecoturismo João Ministro e da especialista em azeite e produtos olivícolas, Helena Ferreira. O jornalista Luís Costa Branco será o moderador deste painel.
A segunda mesa-redonda decorre no dia 3 e será dedicada às novas tecnologias com a presença de especialistas em Realidade Aumentada e Realidade Virtual, marketing digital, Centros de Comando e Controle, Digital Twins, etc. Participam neste painel, Sara Elloy, Luís Bravo Martins, João Monsanto e Hugo Pinto.
Ao longo dos três dias, serão ainda apresentados casos de cidades como Oeiras, Bragança, Vizela e Amarante além dos internacionais já mencionados (Bilbao, Hainan, Nova York, Dublin, Barcelona, Roma, Areal, etc).
“Famalicão B Smart” em destaque
E, sendo Famalicão a cidade anfitriã, naturalmente também não poderia faltar o destaque a todas as iniciativas encetadas por este município nas áreas da inteligência urbana e smart cities.
Famalicão tem apostado fortemente no desenvolvimento da sua plataforma de Smart City “Famalicão B Smart”.
Desde 2019 que a cidade tem estado a trabalhar na agregação de informação, com prioridade para os indicadores de gestão interna do município, que “acabam, mais tarde, por ser também externos”, explicou Vítor Moreira, o responsável do projeto. Este é um trabalho que chega a “toda a gente dentro da autarquia”, numa abordagem transversal, refere, esclarecendo que a intenção do município para se tornar uma cidade inteligente passa por trabalhar “horizontalmente” e não se focando apenas em determinados verticais.
Tornar-se em 2021 na cidade anfitriã de um dos mais importantes eventos internacionais de smart cities e smart tourism será mais um impulso para colocar Famalicão no radar dos bons exemplos de políticas de inteligência urbana, com estratégias de desenvolvimento sustentável para o futuro.
O Smart Travel irá ter dois palcos na cidade famalicense: a Casa das Artes (pequeno auditório) e também a Casa de Camilo, uma casa museu recuperada e dedicada ao escritor português.
Consulte o Programa em www.smartravel.pt e registe-se gratuitamente no evento que também será transmitido via web.
Smart Travel, a Inteligência é o destino!
Share